top of page

"Gravuras Búlgaras dos séculos XIX e XX - entre a tradição e a modernidade"

Do vasto acervo da Galeria de Belas Artes da cidade de Varna foram selecionadas produções gráficas de grandes mestres da arte gráfica na Bulgária. Estão apresentadas de forma a relevar a riqueza de idéias criativas e individualidades da gravura búlgara contemporânea, bem como as especificidades da tradição nacional. Seu início remonta à literatura cristã e à xilogravura (estampas) representando ícones religiosos do século XIX e imagens inspiradas nos mitos, lendas, folclore e história da Bulgária.
 
Já nas primeiras décadas do século XX, a gravura se equipara aos demais tipos de artes que se impõem pelo seu caráter democrático "reprodutivo". Na segunda metade do século passado, converteu-se numa arte da mensagem, numa leitura individual de diferentes linhas estilísticas da arte moderna. Nos últimos 40 anos, guardou o figurativismo, mas nele refletindo referências da narração poetizada, a combinação associativa metafórica, o surrealismo, o realismo mágico e fantástico, o neo-expressionismo, o minimalismo e elementos do documentalismo fotográfico, dentre outros.
 
As presentes produções gráficas são reproduções únicas de obras gráficas originais da coleção da galeria de Varna. Foram executadas em papel gráfico W. Turner, dentro dos parâmetros técnicos da mais alta qualidade em tecnologia e impressão digital.

Coleção da Galeria Municipal de Belas Artes "Boris Georguiev", da cidade de Varna - Bulgária
Curadoria: Plamena Dimitrova-Racheva, Diretora Geral da Galeria "Boris Georguiev" e Crítica de Arte.

bottom of page