top of page

Lançamento do  "Ciclo Brasileiro" de Elisaveta Bagriana


Uma coletânea de dez poemas de autoria de uma das mais importantes poetisas búlgaras Elisaveta Bagriana,  relacionados ao Brasil.  Trata-se de uma tradução cuidadososamente realizada pela professora Dra. Maria da Guia Silva Lima (UFC).  A edição bilíngue búlgaro-português será apresentada ao público cearense pela própria tradutora e organizadora da publicação.

Sobre Maria da Guia Silva Lima:

 

Maria da Guia Silva Lima terminou o curso de medicina em sua cidade natal, Fortaleza, Ceará e durante um ano foi bolsista em Endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Foi em seguida admitida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e passou a estagiar no Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, na pesquisa científica sob a orientação do Professor Dr. Haity Moussatché e da Dra. Annie Prouvost Danon. Por três anos foi bolsista no Centro de Estudos Nucleares em Grenoble, França. Defendeu sua tese de doutorado no domínio da Bioquímica. De volta ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC desenvolveu seu trabalho com o tema de transporte de energia em mitocôndrias vegetais e do efeito adjuvante de substâncias vegetais na resposta imunológica. Os resultados do trabalho foram apresentados em congressos e revistas científicas no Brasil e fora dele. Fez parte da equipe dos Convênios com o Centro de Estudos Nucleares de Grenoble, e com a Universidade de Nancy, França. Participou da criação do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) do Departamento de Bioquímica e Biologia molecular contribuindo assim para o progresso da formação dos que hoje fazem a Bioquímica e a Biologia molecular na UFC. Passou a Professora Titular em 1980 tendo se aposentado após 40 anos de trabalho.

Interessou-se também por assuntos fora de sua profissão, tais como literatura, história e sociologia. Por seu casamento com um professor universitário búlgaro e posteriormente pela origem também búlgara do pai da presidente do Brasil Dilma Rousseff, teve sua atenção atraída pelo “Ciclo brasileiro”, composto de 10 poemas, da grande poetisa búlgara, Elisaveta Bagriana.

Com a tradução do “Ciclo brasileiro”, aqui apresentada ao público brasileiro, que ama a poesia, Maria da Guia Silva Lima realiza seu desejo despretensioso de fazer uma contribuição ao intercâmbio literário entre o Brasil e a Bulgária. Este intercâmbio, na realidade já existe há muito tempo e é surpreendentemente rico apesar das diferenças e distância entre estes dois países.

bottom of page