Longas-metragens
Cinco filmes sobre a busca de sentido e de esperança por uma vida digna. Qual o caminho de salvaguarda do homem? Demonstrar caráter, não perder sua humanidade, estar no lado da moralidade contra a enganação e a violência, manter a vontade de permanecer sendo "gente", apesar das circunstâncias, amar e lembrar daqueles a quem se tem amado.
A força humana está nas escolhas que fazemos no lado da verdade e na capacidade de mudar o mundo, defendendo o humanismo a todo custo. (Irina Kitova)
"O Julgamento" (Drama/ Família)
Site oficial: http://thejudgmentmovie.bg
Título em inglês: "The Judgment"
Diretor: Stefan Komandarev
Produção: Argo Film
Duração: 107 min.
Ano de realização: 2014
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse:
Pelo diretor Stefan Komandarev:
"Durante o período comunista, até cerca de vinte e cinco anos atrás, havia desertores do bloco comunista tentando escapar para o Ocidente através da travessia ilegal da fronteira sul da Bulgária. Hoje, milhares de migrantes
provenientes da Síria também tentam a sua sorte, atravessando a mesma fronteira, mas na direção oposta - rumo à "Terra Prometida" da União Européia. Esta correlação estranha entre os diferentes períodos de tempo e um mesmo lugar foi o que me inspirou a fazer este filme." "Cheguei à ideia para este filme durante a gravação de três documentários no sudeste da Bulgária, perto do local de encontro das três fronteiras - búlgara, grega e turca. Passei um tempo por lá - encontrei muitas histórias reais e personagens interessantes. Eles agora estão no filme."
Informações relevantes:
---Grande Prêmio de "Melhor Narrativa" no Heartland Festival de Filmes, 2015, Indianapolis - EUA.
---Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator no 'SEE A PARIS' Festival de Filmes 2015.
---Melhor Filme, Melhor Ator no Festival Rosa de Ouro, Bulgaria 2014
---Festival Internacional de Varsóvia 2014
---Indicação nacional búlgara para o Oscar 2015
"A Promotora, o Defensor, o Pai e seu Filho" (Drama)
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt3527510/
Título em inglês: "The Prosecutor, the Defender, the Father and his Son"
Diretor: Iglika Trifonova
Produção: KLAS Film
Duração: 102 min.
Ano de realização: 2015
Classificação Indicativa:
não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse:
Após a queda dos regimes totalitários, o Sudeste da Europa tornou-se um campo minado de ódio e crimes entre os vizinhos. Para a investigação das
atrocidades e ataques contra os direitos humanos, as Nações Unidas criaram em 1993 o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, que opera há mais de 20 anos. Mas haverá sido alcançada justiça para as vítimas? Ódio e guerra corroem o delicado tecido deste mundo em todos os níveis.
Neste filme, a cineasta Iglika Trifonova tem a coragem de levantar a questão da justiça sob uma nova luz, confirmando-a com abrangência documental e profunda camada psicológica de ações, medos e dúvidas dos personagens do filme. (Irina Kitova)
Resenha-que-vale-ler (em inglês): http://cineuropa.org/nw.aspx?t=newsdetail&l=en&did=301972
Informações relevantes:
Baseado em história verídica.
Prêmios:
---Melhor Diretor, Melhor Cinematrografia, Melhor Música, Melhor Montagem, Melhor ator coadjuvante (Ovanes Torosyan) - Academia Búlgara de Filmes 2016.
--- Prêmio CEI (por contribuição ao melhor entendimento entre nações e religiões) - Trieste 2016
---Melhor Filme, Motivating Films IFF
---Menção Especial, Crime & Punishment IFF, Istambul 2016
"Mergulho em Sozopol" (Drama/Mistério)
Site oficial:
http://www.thesinkingofsozopol.com/about.php?lang=en
Título em inglês: "The Sinking of Sozopol"
Diretor: Kostadin Bonev
Produção: Borough Film
Duração:100 min.
Ano de realização: 2014
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse:
Por vezes o ser humano decide que precisa mudar sua vida, mas esta determinação não torna a mudança mais
fácil. O que é de fato importante na vida, onde está a direção certa e o que é, afinal, a felicidade? Em momentos assim, todo mundo necessita de um milagre. E ele normalmente acontece.
O diretor Kostadin Bonev ruma para dentro em direção à alma, com amor e respeito, estética fina, saciedade de imagens e profundidade de insights. (Irina Kitova)
Resenha-que-vale-muito a pena-ler (em português): Prof.Gustavo Dourado
https://naosaoasimagens.wordpress.com/2015/11/16/mergulho-em-sozopol-2014-iv-biff/
Informações relevantes:
---Premiado no Festival Rosa de Ouro (Bulgaria 2014) prêmio de melhor atriz e melhor roteiro.
---Festival Internacional de Nova York (2015) , 7 nominações e prêmio de "Melhor Filme Estrangeiro."
---Festival Internacional de Milão (2015) venceu como "Melhor Elenco".
---Academia Búlgara de Filmes (2015) - venceu em 4 categorias.
Festival de Filmes independentes de Praga (2016)- venceu em 3 categorias: Grande Prêmio "Águia de Ouro", Melhor Diretor e Melhor Cinematografia.
---Festival de Filmes Oxford - Missisispi (2016, EUA) - prêmio "Melhor Diretor"
---Festival Internacional de Brasov (Romenia, 2016) - prêmio de "melhor filme".
"Tilt" (Drama/Romance)
Título em inglês: "Tilt"
Diretor: Viktor Chouchkov
Produção:Chouchkov Brothers
Duração: 97 min.
Ano de realização: 2011
Classificação indicativa:14 anos
Sinopse:
Pelo diretor Viktor Chouchkov: "Tilt" é uma história sobre o amor impossível entre os jovens Stash e Becky em uma sociedade que é deformada, criminalizada e confusa. É uma história sobre jovens rapazes que se reduziram a cometer crimes, num momento em que as
consideráveis mudanças políticas e econômicas deram origem a relacionamentos pessoais disformes, contrariando a forma normal de vida. Este é também um filme sobre os anos de transição na Bulgária.
A história é importante para mim, porque este é, também, o meu tempo de mudança, revolta, medo, fazer escolhas, romance. Alguns dos episódios são baseados em eventos reais. Através da história de amor, que é a principal linha de enredo, indiretamente aprendemos algo sobre os acontecimentos políticos na Bulgária, também. A chegada da idade dos nossos personagens coincide com a chegada de idade de sua terra natal, depois de 45 anos de comunismo totalitário. Na Bulgária, a democracia era algo novo e incompreensível. Precisava de tempo para ser compreendida e eu queria dizer sobre esse tempo. A realidade é comparável a um jogo de pinball - tudo é possível com a concentração e habilidade, mas se você forçar os limites muito além, o jogo desliga-se e dá-lhe um "tilt", significando que o jogo acabou. Provavelmente haverá outras fichas, mas cada crédito tem seu preço.
Informações relevantes:
---Indicação nacional búlgara para o Oscar 2011
---Melhor filme de estréia no RainDance Festival Internacional de Filmes - 2011
---Melhor diretor no California Festival de Filmes Independentes
---Melhor filme internacional no Los Angeles Independent Film-makers showcase
---Melhor Montagem no Woodstock Festival Internacional de Filmes 2011.
---Rosa de Ouro 2010 e Melhor Ator - Bulgária
"Sem Deus"
SITE OFICIAL: http://www.godless.bg
TÍTULO em inglês: "Godless"
DIRETOR: Ralitza Petrova
PRODUÇÃO: KLAS Film
Duração: 99 min
ANO REALIZAÇÃO: 2016
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos
Sinopse:
Uma enfermeira que toma conta de idosos senis rouba suas identidades para vendê-las a bandidos do mercado negro. Quando um deles, pelo qual ela sente algum afeto, reconhece o roubo, ela fica paralisada por sua própria culpa e decide
reparar os seus erros - ainda que pareça tarde demais.
Nota da Diretora Ralitza Petrova:
Quase trinta anos depois de seu colapso, as conseqüências do comunismo continuam cobrando seu preço - aquele onde se consegue escapar com o assassinato sem punição e onde uma possibilidade de esperança só consegue emergir quando tudo está perdido. 'Sem Deus' trata da queda de uma pessoa comum, forçada a agir contra a sua sã consciência.
O filme foi concebido para seguir a crudeza e a autenticidade de um documentário observacional, com a maioria do elenco não-atores, cuja experiência de vida era próxima da dos personagens. A narrativa ficcional da enfermeira foi entrelaçada com a realidade dos cuidados com pacientes da vida real. Esta foi uma maneira de explorar tanto a mentalidade oprimida de uma geração moribunda, quanto de criar um retrato de uma geração seguinte equivocada, vivendo com uma crença perdida na bondade.
O filme foi filmado na província de Vratsa, uma das regiões mais pobres do noroeste da Bulgária, situada no sopé de uma montanha austera. As paisagens hostis e os rostos locais criaram uma atmosfera visceral, que espelham a brutalidade da história.
"O prêmio de Melhor Filme vai para uma obra-prima surpreendente. Este é o cinema da mais alta ordem e marca a chegada de uma nova grandeza dentro do cinema. Um filme que vai viver para sempre nos corações e mentes dos espectadores. É uma verdadeira obra de arte e, simplesmente, é um dos melhores filmes já feitos. Melhor filme para Ralitza Petrova's GODLESS" (Festival Internacional de Estocolmo, 2016).
"Uma das estréias mais impressionantes a sair da Bulgária nos últimos tempos, Godless é um sublime jogo moral sobre a corruptibilidade do espírito humano e a possibilidade de expiação. Anuncia a chegada de Ralitza Petrova como a de um autor com uma visão de cinema totalmente formada" (Festival Internacional de Toronto, 2016).
INFORMAÇÕES RELEVANTES: Filme longa de estréia da diretora búlgara Ralitza Petrova, estreado em agosto de 2016, segue obtendo sucessivos prêmios nos maiores festivais mundiais.
Prêmios:
---Vencedor do prestigiado LEOPARDO DE OURO, prêmio máximo de melhor filme (Festival Internacional de Locarno, Suiça, 2016) durante estreia mundial; e Leopardo de Prata de Melhor Atriz (Irena Ivanova); Prêmio do Júri Ecumênico; Prêmio dos críticos independentes em Locarno.
---Prêmio máximo "Cavalo de Bronze" de melhor filme e melhor atriz no Festival Internacional de Estocolmo 2016.
---Prêmio Papagaio de Ouro para melhor estréia - Reykjavik International Film Festival - competição principal, 2016.
--- Grand Prix de melhor estreia - Copenhagen International Film Festival - competição principal.
---Prêmio Rosa de Ouro para melhor filme, melhor diretor, melhor cameraman, Melhor Atriz e melhor ator -Festival Nacional Rosa de Ouro, Bulgária 2016; e outros, Sarajevo, Varsóvia, Mumbai, Sevilla, etc.
RESENHA / EM PORTUGUÊS: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/10/40-mostra-internacional-de-cinema-sem.html