Lançamento dos livros
"Onde Estão as Flores?" e
"A Filha dos Rios"
Apresentação: Fernanda Quinderé
Presidente da Academia Fortalezense de Letras (AFL)
-Theatro José de Alencar, 12 de fevereiro às 17:30 horas-
Conversa com Leitores
-Local: Academia Cearense de Letras, 13 de fevereiro às 16:00h-
Ilko Minev se tornou um escritor aos 66 anos, após se aposentar de uma carreira executiva em 2012. Apesar de residir em Manaus e no Brasil há mais de 40 anos e sentir-se um brasileiro nativo, ainda é muito influenciado por suas raízes judaico-búlgaras. Suas obras literárias transcendem as nacionalidades e comprovam que Minev é um verdadeiro cidadão do mundo.
Ilko Minev:
Um baby-boomer típico, Ilko Minev nasceu em 3 de maio de 1946 em Sofia, Bulgária. Apesar da repressão a qualquer educação religiosa vinda do regime comunista, sua mãe, Eva, transmitiu o judaísmo para os filhos. Assim o jovem herdou não apenas a cultura búlgara, como também a judaica. Após concluir o colégio, sua paixão o direcionou à literatura, indo estudar Filologia na Universidade de Sofia "St. Kliment Ohridski. Durante o comunismo na Bulgária qualquer demonstração de desacordo com as políticas oficiais era considerada crime. Como resultado, seu colega e amigo Zherminal Chivikov, por tentar pensar livremente, foi preso e condenado a quatro anos de reclusão. Ficou claro que, devido à estreita amizade de Minev com Chivikov, ele teria o mesmo destino, conclui então que não havia futuro para ele em sua terra natal.
Em 1970 inicia-se um novo capítulo na vida de Ilko Minev. Com a ajuda de seus parentes brasileiros, ele foge da Bulgária e passa a ser reconhecido pela ONU como um dissidente, recebendo asilo político na Bélgica. Lá estuda Economia na Universidade de Antuérpia, RUCA, e uma nova porta de oportunidades se abre para ele. Com uma oferta de emprego e contrato de trabalho de uma importante empresa brasileira ele se muda para São Paulo em 1972. Logo depois, torna-se o representante da empresa em Manaus, a capital do estado do Amazonas e o coração das atividades econômicas no norte do Brasil. Ao longo dos anos ele se torna sócio de duas importantes empresas da região e se retira do negócio em 2012 como vice-presidente.
Ilko Minev não só é bem-sucedido em sua carreira, mas também em sua vida privada. Está casado e feliz há 40 anos com o amor de sua vida, melhor amiga e primeira leitora, Nora. A família tem crescido substancialmente. O casal teve dois filhos, Denis e Ilana, já tem dois netos e uma terceira a caminho. Aposentado e livre Ilko divide seu tempo entre sua família, seus livros e seus amigos, estejam eles no Brasil, na Bulgária, em Israel ou em qualquer outra parte do mundo.
Honras:
Por 30 anos, de 1981 a 2011, Ilko Minev foi cônsul honorário dos Países Baixos no estado do Amazonas.
Em reconhecimento às suas contribuições para a sociedade amazônica como empresário respeitado, recebeu o título de "Cidadão Honorário de Manaus" em 2012.
Ele é o fundador e primeiro presidente do clube "Hebraica" em Manaus.
O Escritor:
Os romances "Onde estão as flores?" e "A filha dos rios" abordam alguns eventos históricos, que ocorreram na vida do escritor, cuja importância nunca havia sido bem conhecida pelo público em geral.
Conversa com Leitores:
Local: Academia Cearense de Letras
Dia 13 de fevereiro às 16:00 horas
Ilko Minev conversará com leitores acerca de seus livros“A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores”, anfitrionado pela Academia Cearense de Letras, na pessoa da diretora administrativa Regina Fiúza.
Participarão ativamente os escritores Dimas Macedo, Maria da Guia Silva Lima e Fernanda Quinderé.
Aberto ao público interessado em contato direto com o escritor visitante.
Agradecimentos ao apoio da Academia Cearense de Letras.